Renatinho debate integração no atendimento com novo diretor do Hospital Regional

Em reunião com o novo diretor do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, o médico Luiz Antônio do Nascimento, na semana passada, o vereador Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue (1º dir) propôs um diálogo entre as redes de Saúde da cidade e região e cobrou ações que possam melhorar o atendimento na própria unidade hospitalar. A visita ocorreu após ele vistoriar postos municipais.

No fundo, Renatinho acredita que inúmeras situações que deveriam ser resolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo encaminhadas erroneamente ao Hospital, na Vila Corrêa. Além disso, o parlamentar acrescentou ainda que existem casos de pacientes que precisam de atendimento no Regional, mas são orientados a retornarem aos postos de saúde locais.

“Essas ocorrências garantem a superlotação e aumenta o tempo de espera tanto no Regional quanto nas UBSs, ou seja, o processo não está correto. Com isso,  precisamos sentar todos e discutir o papel de cada um, Regional e Prefeitura Municipal”, diz Renatinho. Ele preside a Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) da Casa.

Por isso, o vereador defende que esses tipos de colegiados devem potencializar mais a sua atuação interna para o assunto. A ideia é reunir, também gerentes de postos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a direção do Regional, representantes dos Conselhos Municipais de Saúde do Alto Tietê e demais agentes envolvidos de alguma forma com o acolhimento público de saúde da região.

Encontro

A sugestão foi aceita pelo novo diretor do Regional. A data da reunião será definida dentro dos próximos dias. “Não adianta os responsáveis das UBSs reclamarem do Regional e vice-versa. Está mais do que na hora de expor os problemas, sejam antigos ou atuais e buscarmos juntos, uma solução para população, que a que mais sofre com tudo isso”, alerta Renatinho Se Ligue.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 20/01/2020.