Proposta por Inha, denominação de ruas proporcionará cidadania e dignidade para moradores do Jardim Nova Ferraz

A simples denominação de uma via pública pode até parecer algo insignificante para muita gente, mas essa decisão representa, na realidade, mais cidadania e dignidade para o morador, já que passa a ter um endereço regularizado e, portanto, possa receber correspondências, produtos adquiridos pela internet e pedir transporte por aplicativo, entre outros serviços. Esse tipo de conquista está muito próximo de acontecer para os mais de 12 mil habitantes do Jardim Nova Ferraz, encravado na região do Cambiri.

Por isso, o plenário da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos votou em única discussão o projeto de decreto legislativo dando nomes às 55 ruas e travessas do bairro. A votação do texto de autoria do vereador e aliado de primeira hora dos moradores, Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha (foto), ocorreu na sessão extraordinária não remunerada nesta quinta-feira, dia 21. Agora, a matéria será promulgada pelo presidente da Casa, Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, nos próximos dias.

Para Inha, o Jardim Nova Ferraz foi ocupado há mais de 20 anos e é formado por pessoas trabalhadoras, em sua maioria migrantes nordestinos. Com a oficialização das 55 ruas e travessas, os munícipes terão, finalmente, um domicílio oficial e vão ganhar um Código de Endereçamento Postal (CEP) junto aos Correios. Assim, os moradores ganharão o apoio oficial do poder público local, ou seja, sairão do esquecimento. “O cidadão será respeitado. Enfim, é uma vitória da comunidade”, diz.

Além disso, a colocação de nomes nas ruas e travessas do bairro também representa um dos passos importantes rumo ao processo de regularização fundiária. Com isso, os moradores vão poder ter, finalmente, a escritura definitiva dos imóveis. Para tanto, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) já admitiu abrir mão da reintegração de posse na justiça local impetrado em 2010, e, portanto, deverá fazer a doação da área medindo mais de um milhão de metros quadrados, exceto encostas para Ferraz de Vasconcelos.

                                                     Novos horizontes

De acordo com Inha, o processo de legalização do Jardim Nova Ferraz poderá demorar um pouco, porém, os moradores (foto) e as autoridades municipais e estaduais envolvidas no caso têm certeza absoluta de um desfecho positivo no momento oportuno. “Na atualidade, por falta justamente dessa regularização fundiária, os habitantes não contam no bairro com coisas básicas, como posto de saúde, escola e saneamento básico, mas toda essa dificuldade vai acabar um dia”, concluiu Inha.

Em nome dos moradores, Inha agradeceu o empenho da prefeita, Priscila Gambale e do deputado federal, Rodrigo Gambale, ambos do Podemos. “Na realidade, na recente reunião, na capital paulista, Rodrigo Gambale marcou o voo à Brasília para o período da tarde para poder participar”, destacou. A articulação política de Inha em prol dos moradores foi elogiada pelos colegas Agílio Nicolas Ribeiro David (PSD) e José Juca de Araújo Neto (Podemos), o Juca do São Judas.

Por Pedro Ferreira, em 21/12/2023.