Servidores públicos de Ferraz de Vasconcelos podem ser incentivados a doar sangue, em breve. Com isso, além dos funcionários terem o dia abonado eles também farão jus a uma folga do serviço caso doe sangue pelo menos duas vezes por ano. A medida faz parte de um projeto de lei do vereador José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz. O texto do petista (foto) foi apresentado na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 20.
A referida folga será concedida obrigatoriamente durante o ano em que o servidor da Prefeitura ou da Câmara Municipal tenha doado sangue. Neste caso, o hemocentro responsável fornecerá ao funcionário voluntário o comprovante do ato para depois ser apresentado a sua chefia imediata que encaminhará ao Departamento de Recursos Humanos (RH) para as providências cabíveis. Na atualidade, Executivo e Legislativo possuem mais de 3,4 mil servidores.
De acordo com a matéria, o município promoverá campanhas educativas dentro de suas secretarias e de demais departamentos para divulgar os benefícios à saúde da doação voluntária de sangue. Na prática, o plano poderá ser desenvolvido em parceria com hemocentros regionais. Para tanto, precisará ser feito um cadastro de servidores municipais dispostos a doar sangue. Além disso, o projeto de lei prevê ainda a expedição de uma carteira de identidade do doador.
Para Aparecido Marabraz, a criação do programa de incentivo à doação de sangue visa contribuir de maneira prazerosa a reposição de estoque do produto e, ao mesmo tempo, permitir o atendimento da demanda na região. Ele lembra que a doação de sangue é um ato de solidariedade e de cidadania. “Trata-se de um procedimento simples, rápido e seguro e, acima de tudo, salvador de vidas humanas”, explica o vereador. O petista acredita que a medida poderá fidelizar os possíveis doadores.
Por Pedro Ferreira.