Única mulher com assento na atual legislatura da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, a vereadora Selma Francisca dos Santos (Republicanos), a Professora Selma (2ª dir), representou a cidade na primeira reunião da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, na terça-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Arujá. Na ocasião, as parlamentares discutiram projetos voltados para os assuntos que atingem as mulheres no dia a dia como, por exemplo, a criação da Procuradoria Especial da Mulher.
Para a Professora Selma, foi uma honra poder representar o município de Ferraz de Vasconcelos no encontro. Segundo ela, a reunião serviu como um espaço de diálogo e a construção coletiva de ideias e projetos. “Na realidade, carrego comigo a responsabilidade de lutar por políticas públicas que impactem positivamente a vida das mulheres da nossa cidade, do restante do Alto Tietê e do país em geral”, disse. A vereadora ferrazense agradeceu o convite da Câmara Municipal de Arujá.
Ainda, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Arujá, no encontro inédito, as vereadoras de diversos municípios da região debateram também a instalação de casas de acolhimento e o combate à violência de gênero. No total, a reunião contou com a presença de 18 vereadoras eleitas, no ano passado, nas cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Santa Isabel e Salesópolis. Já a suplente de vereadora Geovana Cristina Santos Nascimento representou Poá.
A ideia de criar a Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê partiu da vereadora e primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Arujá Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Professora Cris do Barreto (dir). Para ela, é muito importante o trabalho conjunto das mulheres vereadoras. A medida prioritária, por sua vez, a ser adotada pelo grupo é a recriação de uma câmara técnica voltada às parlamentares mulheres no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Próxima
No fundo, a Frente quer ter voz e vez dentro do órgão. Para integrantes, o surgimento do grupo totalmente formado por mulheres vereadoras significa um avanço na representatividade e na defesa dos direitos do segmento na região. Como estratégia a Frente pretende fazer reuniões itinerantes mensais, ou seja, nas sedes entre os municípios que contam com representantes nas atuais legislaturas. O próximo encontro está marcado para o dia 13 de fevereiro, às 14h, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
Fotos: Hugo Roque
Por Pedro Ferreira, em 29/01/2025