A vereadora de Ferraz de Vasconcelos Selma Francisca do Santos (Republicanos), a Professora Selma (centro), foi eleita como vice-presidente da Comissão de Educação e Empoderamento da Mulher (CEEM), da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê (FPFAT), na quinta-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, local da segunda reunião itinerante do grupo. O encontro reuniu ainda representantes de Guarulhos, Santa Branca e Mairiporã, a primeira-dama de Arujá Claudia Camargo e a titular da Delegacia da Mulher de Santa Isabel Regina Campanelli.
A Frente Parlamentar Feminino do Alto Tietê elegeu também as integrantes de mais de três comissões e, além disso, o grupo pretende criar ainda um observatório, uma consultoria composta pelas primeiras-damas, secretárias da mulher, procuradoras, coordenadoras nas prefeituras municipais e delegadas de polícia, que lidam diretamente no atendimento à mulher. O grupo quer ainda a recriação de uma comissão temática no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Na reunião, ficou acertado que as vereadoras (foto) vão elaborar um manifesto a ser distribuído no Dia Internacional da Mulher, em 08 de março do corrente, e promoverá também no mesmo mês uma blitz para chamar à atenção das mulheres na política e, sobretudo, para demonstrar a insatisfação delas contra à violência crescente contra às mulheres de um modo geral no país. Em paralelo, a Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê prepara o seu estatuto social.
Para a líder da associação, vereadora e presidente da Câmara Municipal de Arujá Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Professora Cris do Barreto, o objetivo do grupo é ocupar espaços e abrir portas para o segmento nos governos municipal, estadual e federal. Para ela, a criação do grupo representa um avanço na representatividade feminina e na defesa dos direitos da mulher na região. A próxima reunião ocorre no dia 13 de março, às 14h, em Santa Branca.
Por Pedro Ferreira, em 14/02/2025.