Professora Érika Allen é homenageada por relevantes serviços prestados à sociedade ferrazense

Professora da rede estadual de ensino há mais de três décadas e moradora de Ferraz de Vasconcelos há 50 anos, Érika Allen da Silva (foto) foi homenageada pela Câmara Municipal com a medalha Vereador João Batista Camilo Neto, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 29. A comenda ocorreu em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade local e, principalmente, por ser a fundadora do projeto “Os Multiplicadores”, em 2000. em 2022, ela ganhou uma moção de aplauso.

A iniciativa exitosa surgiu com a necessidade de intervenção na realidade da vida escolar de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, tendo como enfoque central tornar o “aluno protagonista”. Com isso, os educandos aprenderam experiências saudáveis e enriquecedoras dentro das relações humanas e assim evitaram cair, por exemplo, no mundo das drogas. Além disso, o projeto pioneiro, na época, contribuiu com a formação de pessoas críticas e atuantes na comunidade em geral.

O projeto Os Multiplicadores começou inicialmente na Escola Estadual (EE) Dr. José Eduardo Vieira Raduan, na Vila Jamil. Depois, o plano foi levado pela professora Érika Allen para a EE Martha Calixto Cazagrande, no Jardim Santa Rosa.   Em meio ao sucesso alcançado, a medida passou a ser replicada em outras unidades de ensino na cidade e na capital paulista. Na prática, a ideia cresceu e, com isso, acabou sendo reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação.

Em reconhecimento, a professora Érika Allen foi convidada várias vezes para ser formadora em capacitações promovidas pela Diretora Regional de Ensino (DRE), em Suzano, para assim compartilhar as suas experiências com colegas e coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais da educação. Graças ainda a sua criação exitosa, a docente ferrazense participou de diversos eventos divulgados pela TV Cultura e Rede Globo. Enfim, o protagonismo dos alunos tornou-se uma realidade.

A professora é formada em pedagogia, educação artística e pós-graduada em gestão educacional. Além de atuar na sala de aula, já foi coordenadora e vice-diretora de escola. Acompanhada de parentes e ex-alunos, e bastante emocionada, Érika Allen (foto) agradeceu a homenagem. Segundo ela, o seu projeto deu voz a pessoas invisíveis pela sociedade e salvou milhares de vidas do mundo das drogas. Mesmo assim, a professora lamentou as perdas no meio do caminho. “Mas, nunca larguei as mãos delas”, concluiu.

Autor do projeto de decreto legislativo nº 089/2024, o vereador Claudio Roberto Squizato (PV) destacou que a professora Érika Allen desempenha uma carreira brilhante no magistério paulista e, portanto, merece ser homenageada. “O mais importante é que esse reconhecimento foi dado em vida”, explicou (foto). Ex-alunos da docente, Eliel de Souza (Republicanos), o Eliel Fox, e Osni Angelo Pasquarelli (PSD), o Ni,  exaltaram a carreira excepcional da educadora. “O nosso muito obrigado por tudo”, finalizaram. O vereador recém-eleito David Francisco dos Santos Junior (PP), o David Junior, também enalteceu o papel da professora.

Por Pedro Ferreira, em 30/10/2024.