Com a promulgação da Lei Complementar nº 1.272, em 17 de setembro do ano passado, pelo governador, Geraldo Alckmin (PSDB), o município de Ferraz de Vasconcelos deverá ser elevado à condição de Comarca a partir de setembro deste ano. Com isso, a cidade ganhará a sua tão sonhada independência jurídica de Poá. A transformação do Foro Distrital local em Comarca, ou seja, alcançando o patamar de Entrância Final foi comemorada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador (foto) Roberto Antunes de Souza (SDD).
Após a leitura de um ofício assinado pelo diretor do Foro Distrital, juiz de Direito, André Forato Anhê comunicando a Casa à decisão, na segunda-feira, dia 27, Roberto de Souza aproveitou para parabenizar o magistrado e, ao mesmo tempo, destacar a luta da classe política da cidade iniciada no final da década de 90, na época, sob a liderança do então presidente do Poder Legislativo, o saudoso vereador e advogado Rubens Tredici da Silva, o Rubão. A luta incluiu ainda o próprio Roberto de Souza, Juracy Ferreira da Silva (PMDB) e atual prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB), entre outros.
Para Roberto de Souza, a elevação de Ferraz de Vasconcelos à Comarca é um assunto da mais alta relevância para o dia a dia do meio jurídico local e, sobretudo, em benefício da própria sociedade em geral. Afinal, com a mudança o Foro local poderá receber mais recursos do governo estadual e passar a oferecer mais Varas e ter um Tribunal de Júri. Além disso, a cidade terá também condições para possuir o seu próprio Cartório de Registro de Imóveis, hoje, também dependente de Poá. “Trata-se de uma conquista histórica para o nosso município e, portanto, temos motivos de sobra para comemorarmos esse feito”, diz Roberto de Souza.
Integrante da bancada da Câmara Municipal que iniciou a batalha pela, hoje, virtual transformação do Foro Distrital em Comarca nos anos 90, o vereador (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho também fez questão de pontuar a importância da classe política local, principalmente, a do saudoso Rubão que vivia sonhando com essa conquista. “O nosso amigo Rubão não está mais presente para participar desse momento histórico, porém, devemos sempre reconhecer o seu trabalho em prol da elevação de Ferraz à Comarca. Em suma, é uma luta dessa Casa”, aponta Fabinho. O Fórum Distrital funciona na Avenida Santos Dumont, 1.535, no Tanquinho.
Por Pedro Ferreira.