Prefeitura promete contratar mastologista em 2018

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promete contratar um médico mastologista por meio de um concurso público a ser realizado no ano que vem. O anúncio da medida acontece em resposta a um requerimento do vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, feito no começo deste mês. Em contrapartida, no mesmo documento, o secretário municipal da Saúde, Marco Aurélio Alves Feitosa (foto) informa que não existe nenhum proctologista atuando na rede.

Além disso, o titular da pasta destaca que durante o Outubro Rosa foram feitas 305 mamografias. Questionado ainda             sobre a campanha preventiva Novembro Azul contra o câncer de próstata, Marco Aurélio garante que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão capacitadas a receber, orientar e encaminhar aos serviços de referência pacientes quando necessário, assim como, coletar amostras para exames específicos.

Para ele, os postos de saúde também efetuam testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis. Por outro lado, a Secretaria da Saúde faz mutirão dentro do Novembro Azul no sábado, dia 25, 8h às 16h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Brasil, 2.159, no centro. Na verdade, o público-alvo são homens acima de 45 anos. Na ocasião, serão oferecidos atendimentos com urologistas, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Já nesta sexta-feira, dia 24, às 10h, o secretário Marco Aurélio estará na Câmara Municipal prestando esclarecimento sobre a recente suspensão de exames laboratoriais, apesar de os serviços terem sido retomados de maneira emergencial. A convocação dele partiu de um requerimento verbal do vereador Renatinho Se Ligue (foto) que tem feitas críticas severas e reiteradas a política do setor. Para o parlamentar, falta definir prioridades.

Por Pedro Ferreira, em 22/11/2017.