Prefeito decreta luto oficial pela morte de Primo Ceará

Em razão do falecimento do vereador Lairton Dantas Pessoa (PRB), o Primo Ceará (foto), vítima de infarto fulminante, em sua casa, no Jardim Castelo, no último sábado, dia 14, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, decretou luto oficial por três dias contados a partir desta segunda-feira, dia 16. Com isso, até a próxima quarta-feira, as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal devem ser hasteadas a meio-mastro. O parlamentar tinha 58 anos.

O corpo dele foi velado na Câmara Municipal, no centro, e o seu sepultamento ocorreu no Cemitério Parque do Cambiri, na manhã de domingo, dia 15. Querido por toda a comunidade ferrazense e, sobretudo, por moradores da região do Jardim Castelo, bairro onde residiu desde o início da década de 90, o velório de Primo Ceará levou muita gente a prestar as últimas homenagens, no Legislativo. Além disso, inúmeros munícipes e autoridades locais acompanharam o cortejo até o Cambiri.

O vereador apenas nasceu, em São Miguel, no interior do Rio Grande do Norte (RN), já que desde criança morou com a família, em Senador Pompeu, no sertão do Ceará, daí a origem do seu apelido. Assim como, milhares de nordestinos, no início dos anos 80, ele deixou a sua terra natal para buscar a sorte, ou seja, dias melhores, em São Paulo. Na capital, morou, inicialmente, no Jardim Brasil, na zona norte. Na época, conseguiu emprego numa empresa metalúrgica.

Anos depois, descobriu o seu tino comercial passando a frequentar a cidade de Ferraz de Vasconcelos para vender pipoca. Na sequência, montou um pequeno bar, hoje, após muito esforço e dedicação familiar transformado num dos principais estabelecimentos comerciais situados, no Jardim Castelo. Por sua vez, a sua carreira política começou, de fato, em 2016, quando disputou a primeira eleição municipal sendo vitorioso com 1.030 votos nas urnas.

Na Casa, fez da simplicidade a sua marca caraterística. Aliás, ele apenas manteve o seu comportamento humilde e solidário a todas as pessoas que o procuravam no gabinete, no centro, ou na sua casa, Jardim Castelo. Ele deixa a esposa Erivanda Sousa com quem casou-se, em 1984, e os filhos Thiago, Rafael e Larissa No Legislativo, Primo Ceará será substituído pela primeira suplente do partido, a professora e instrutora de formação profissional Roseli Aparecida Messias Ferreira, a Rose Fitness que deve assumir o cargo nos próximos dias.

Por Pedro Ferreira, em 16/04/2018.