Prefeito acata pedido e prorroga a data de vencimento do IPTU

Vereador Valtinho tem proposta atendidaAlertado pelo vereador Walter Marsal Rosa (PSB), o Valtinho do Ipanema, na última sexta-feira, dia 15, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, decidiu prorrogar até o dia 05 de março o pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).  Inicialmente, a data de vencimento ocorreria nesta quarta-feira, dia 20.

Em ofício, Valtinho do Ipanema justificou a sua sugestão, sobretudo, devido ao atraso na entrega de carnês em boa parte de bairros na cidade. Além disso, o vereador alegou que a data de 20 de fevereiro não era muito favorável ao bolso do contribuinte, já que, o munícipe costuma receber o seu salário no final e início de cada mês. “Fiquei muito feliz com a decisão sensata do prefeito, Acir Filló”, comemora Valtinho.

De acordo com a própria Prefeitura Municipal, de um total de 39.956 mil carnês lançados até a última terça-feira, dia 19, em torno de dez mil ainda não haviam chegado à casa do interessado. Neste caso, não seria plausível manter o prazo de vencimento da primeira parcela ou da cota única do tributo para a data inicial. Já a segunda parcela deverá paga pelo contribuinte no dia 20 de março e, assim, sucessivamente.

Este ano, a administração estima que vai arrecadar mais de 22 milhões com o pagamento. Em contrapartida, a inadimplência atual atinge, aproximadamente, 33%. Na prática, esse patamar representa um percentual um pouco inferior aos mais de 40% de atrasos no pagamento registrados em anos anteriores. Portanto, a Prefeitura Municipal apela ao contribuinte para que faça a quitação de sua dívida em dia. O dinheiro é aplicado em benfeitorias no município.