Por conta do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos resolveu antecipar o festejo promovendo uma sessão alusiva à data simultaneamente à sessão ordinária desta terça-feira, dia 05. A entrega de flores a servidoras da Casa e da Prefeitura foi conduzida pela prefeita, Priscila Gambale (Podemos). Na ocasião, a gestora (centro) estava acompanhada de secretários municipais e da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Cida Gambale.
Em seu discurso, a primeira mulher eleita na história para administrar o destino da cidade afirmou que a luta do segmento na política propriamente dita começou, em 1932, quando foi permitido o primeiro voto feminino no país. Na época, segundo Priscila Gambale a conquista pioneira garantiu o cumprimento de um direito até então negado às mulheres brasileiras. “Na atualidade, a mulher pode ocupar qualquer lugar e, portanto, não deixa nada a desejar”, comentou a prefeita.
O presidente da Câmara Municipal, por sua vez, vereador Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, destacou que tratou-se de um dia muito especial para o cotidiano da instituição a singela homenagem prestada as funcionárias dos dois poderes. Segundo ele, a data é carregada de simbologia, já que as mulheres precisam ser respeitadas todos os dias. O parlamentar agradeceu a presença de todos no evento. Além dele, a maioria dos colegas usou a tribuna para exaltar o Dia Internacional da Mulher.
Como na atual legislatura nenhum representante feminino exerce um assento no Poder Legislativo de um total de 17 cadeiras, simbolicamente, a Mesa Diretora da Casa foi ocupada somente por mulheres. Agora, a expectativa é que na próxima eleição municipal em outubro do corrente, o eleitor local escolha vereadoras para o mandato eletivo de 2025 a 2028. Essa ausência de mulheres ferrazenses foi bastante criticada e, de acordo com Mineiro (foto), a decisão depende do eleitor.
Por Pedro Ferreira, em 05/03/2024.