Por pedido de Eliel, cemitérios são limpos antes do Dia das Mães

Após cobrança recente do vereador, Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox, o setor de zeladoria da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos começou a fazer a limpeza dos cemitérios na cidade, justamente, na semana que antecede ao Dia das Mães comemorado no próximo domingo, dia 12. O primeiro a receber os serviços de manutenção foi o do Parque do Cambiri. Na quarta-feira, dia 08, o parlamentar (esq) vistoriou pessoalmente os trabalhos de manutenção no local.

Por sua vez, nesta quinta e sexta-feira, os serviços de conservação devem ser feitos de forma simultânea no Cemitério da Saudade, no Jardim Bela Vista. A informação é do diretor da Secretaria de Serviços Urbanos, Denerval Jardim, o popular Deí (dir). Segundo ele, apesar da falta de pessoal, a pasta tem se esforçado para manter os dois cemitérios municipais limpos. “Na realidade, estamos fazendo o possível para cuidar não somente de cemitérios, mas da cidade em geral”, comenta Deí.

No caso dos cemitérios a saída mais apropriada seria a criação de uma equipe permanente de manutenção, no entanto, o número minguado de funcionários acaba impossibilitando tirar essa iniciativa do papel. Além disso, a penúria no quadro de mão de obra da Secretaria de Serviços Urbanos tende a agravar-se ainda mais com o virtual fim da Frente Municipal de Trabalho, já determinado pela justiça paulista. No fundo, em decisão recente, a corte julgou inconstitucional a medida. O plano tem 340 bolsistas.

Em relação ao trabalho de zeladoria de um modo geral, o vereador Eliel Fox aproveita para elogiar o empenho do diretor de Serviços Urbanos Dei, porém, ele não isenta de culpa o governo municipal como um todo, já que apesar da boa vontade da pasta a administração local não oferece os meios materiais e humanos necessários. “O pessoal do nosso amigo Deí até que se desdobra para dá conta do recado, todavia, o setor poderia fazer muito mais se tivesse todo o aparato adequado”, afirma Eliel Fox.

Desrespeito

Com isso, se evitaria, por exemplo, cenas degradantes como essas flagradas pelo parlamentar no Cemitério da Saudade. De acordo com os relatos de moradores vizinhos, além do matagal (foto) que invadiu as covas, restos de caixão e até mesmo ossos humanos costumam ser levados pela enxurrada em dias de chuvas torrenciais. “Em nome de munícipes já pedir providências urgentes, contudo, nesse caso lamentável ainda não fui atendido”, brada Eliel Fox.

Por Pedro Ferreira, em 09/05/2019.