Responsável por colocar as finanças de Ferraz de Vasconcelos nos trilhos, a secretária municipal da Fazenda, Silvana Francinete da Silva deverá ganhar uma moção de aplauso da Câmara Municipal, em breve. O texto de autoria do vereador, Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox poderá ser lido na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 18, a partir das 18h. Depois, a matéria segue para as comissões competentes.
Graças à competência da titular da pasta da Fazenda e de sua equipe de auxiliares, a Prefeitura Municipal saiu do vermelho após o processo iniciado, em 2017. Com isso, a atual administração da cidade comandada pelo prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, resgatou a credibilidade e, ao mesmo tempo, ficou apta a receber repasses estaduais e federais e de emendas parlamentares, entre outros, tipos de transferências.
Por outro lado, a maior prova da eficiência da gestão financeira local sob o comando de Silvana Francinete foi demonstrada este ano com a aprovação das contas de 2017 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O parecer favorável ainda será encaminhado pela corte para a apreciação do Legislativo. A última decisão semelhante havia acontecido com o exercício de 2004, justamente, no encerramento do segundo mandato de Zé Biruta.
Formada em ciências contábeis pelas Faculdades Oswaldo Cruz e com diversos cursos de especialização, Silvana Francinete antes de vir para trabalhar, em Ferraz de Vasconcelos, atuou como assessora de gabinete, contadora, diretora de finanças e secretária municipal da Fazenda, de Franco da Rocha, de 2003 a 2012. Já de 2013 a 2016, assumiu posto igual em sua cidade natal Mairiporã. Foi professora da rede estadual de 93 a 97. “A Silvana é realmente muito competente”, diz Eliel Fox (foto).
Por Pedro Ferreira, em 14/11/2019.