Petista destina emendas impositivas para Centros de Atenção Psicossocial na cidade

Preocupado com o bem-estar de usuários e funcionários que atuam na unidade, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) destinou uma emenda individual impositiva no valor de R$43,2 mil para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II). A verba destina-se à compra de mobiliário e equipamentos para melhorar e aumentar o atendimento no local. O espaço público de saúde mental para pessoas adultas funciona na Rua Bruno Altafim, 75, no Sítio Paredão.

A emenda obrigatória nº3822/2023 ao projeto de lei nº0139/2023, que estima receita e fixa para despesa da cidade para o ano que vem foi votada em única discussão na sessão ordinária desta terça-feira, dia 12. Com isso, a proposta acabou sendo incorporada ao texto-base aprovado, por unanimidade, em primeiro turno. Desta forma, a matéria de autoria do Poder Executivo vai voltar à pauta na última sessão ordinária deste ano na próxima terça-feira, dia 19, a partir das 9h.

Além disso, o vereador petista (foto) apresentou a emenda individual impositiva nº3819 direcionando um montante de R$45 mil para que a Secretaria Municipal da Saúde, pasta responsável pelo gerenciamento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) situado na Rua Lutércia, 80, no Jardim Dayse. O dinheiro do orçamento municipal também tem por finalidade a aquisição de mobiliário e equipamentos para a unidade de saúde mental.

O espaço possui uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, médico, psicólogo, psiquiatra e assistente social. No local, além de atender mais de 700 usuários, os profissionais também acolhem os familiares de pacientes, já que a dependência química não afeta apenas o viciado em bebida alcoólica ou outro qualquer tipo de droga. Na realidade, no CAPS-AD os dependentes químicos têm um acompanhamento multifuncional de, no mínimo, seis meses.

Por Pedro Ferreira, em 12/12/2023.