A Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos poderá fazer um censo local para atualizar o cadastro de pessoas com deficiência. O provável levantamento está sendo proposto ao Poder Executivo pelo vereador (foto) José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson. O pedido ocorreu em forma de indicação na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 20.
Para elaborar a sua sugestão, Pastor Nelson avaliou que o último censo demográfico sobre o assunto foi realizado, em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na época, o órgão ligado ao governo federal constatou a presença de 27.472 pessoas com deficiência, no município, mas, esse número não expressa a real situação local.
Por isso, o Pastor Nelson acredita que a cidade precisa efetuar por conta própria o seu próprio censo e, com isso, conseguir ter uma dimensão correta da quantidade de pessoas com deficiência. Ainda, segundo ele, após concluir esse diagnóstico, o município poderá colocar em funcionamento políticas públicas voltadas para o segmento.
As medidas incluem melhorias em vias públicas, ou seja, facilitar o trânsito de pessoas com deficiência em logradouros públicos. Enfim, possibilitar mais acessibilidade a pessoas com deficiência em geral. “Esses cidadãos precisam locomover-se com mais dignidade e respeito em nossa cidade”, comenta o Pastor Nelson.