Recém-reeleito para o seu segundo mandato consecutivo, o vereador José Juca de Araújo Neto (MDB), o Juca do São Judas, destacou a importância de o eleitor ter absoluta consciência na hora de votar. Além disso, o cidadão também deve procurar saber o verdadeiro papel do vereador no exercício do cargo.
Para ele (foto), precisa ficar claro na cabeça do munícipe que um parlamentar não fecha buracos e não realiza pavimentação de vida pública. “No fundo, são atribuições típicas do chefe do Poder Executivo, no entanto, o morador acha que cabe ao vereador e, por isso, acaba julgando de forma errada o trabalho do legislador”, comentou.
Na prática, as duas incumbências constitucionais do parlamentar é fiscalizar os atos do governo municipal e elaborar leis de interesses da comunidade. Em todo caso, como representante da população, o vereador também desempenha o papel de sugerir ações como, por exemplo, o fechamento de um buraco, entre outros.
Ainda, no seu discurso na sessão ordinária, na terça-feira, dia 08, Juca do São Judas agradeceu os 1.686 votos dos eleitores e a sua equipe de trabalho. Na tribuna, destacou a soberania do povo no momento de votar e, portanto, na eleição, o agente público poderá ser reconduzido ou não. “O cidadão é o dono do mandato”, concluiu.
Por Pedro Ferreira, em 09/10/2024.