Para exaltar a arte, Nicolas propõe a criação da Semana Municipal do Circo na cidade

Ferraz de Vasconcelos pretende instituir no seu calendário oficial de datas e eventos a “Semana Municipal do Circo”, a ser realizada anualmente nos últimos sete dias de março. A criação da comemoração da arte circense na cidade faz parte do projeto de lei nº00167/2024 de autoria do vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (PSD). O parlamentar (foto) inclusive já chefiou a pasta da Cultura e Turismo.

O texto foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 26. Agora, a matéria tramita nas comissões competentes da Casa. Por isso, a proposta poderá ser votada em primeiro turno pelo plenário na próxima sessão ordinária, na terça-feira, dia 02, a partir das 9h. Depois, a matéria passará por segunda discussão e assim seguir para promulgação do Poder Executivo.

Para o autor, a Semana Municipal do Circo tem como objetivo celebrar a arte circense tão presente no cotidiano do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, promover o reconhecimento da sua importância cultural, educativa e de entretenimento para o povo em geral. “O circo, aliás, é considerado, sobretudo, pelas camadas mais vulneráveis da população brasileira por ser barato e ser instalado na periferia das cidades”, diz Nicolas.

Ainda, de acordo com a proposta, na “Semana Municipal do Circo”, possivelmente, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo poderá efetuar atividades culturais, educativas e artísticas associadas a à arte circense. A meta, neste caso, é valorizar e propagar essa verdadeira manifestação artística no âmbito do município e bastante apreciada pelo país afora.

Identidade

Convém destacar que o circo é uma forma de arte milenar que encanta pessoas de todas as idades, proporcionando assim alegria, diversão e cultura. Por outro lado, além de procurar valorizar o trabalho de profissionais que atuam no ramo, a criação da Semana Municipal do Circo também almeja fomentar a cultura local, estimular a criatividade e fortalecer os laços comunitários. “O picadeiro é uma diversão democrática que abrange todo o público”, finalizou Nicolas.

Por Pedro Ferreira, em 26/03/2024.