No balanço do ano, Câmara Municipal apresenta 637 propostas

No transcorrer de todo o ano de 2022, os vereadores de Ferraz de Vasconcelos apresentaram 419 indicações para o Poder Executivo, aprovaram 78 requerimentos, 31 moções e 107 projetos incluindo leis ordinárias, complementares e decretos legislativos. Enfim, deste total de normas, os parlamentares propuseram 51 textos, a Mesa Diretora oito e o Palácio da Uva Itália 50 matérias. No período, foram realizadas 637 propostas.

Já no ano anterior, os vereadores fizeram 676 sugestões para o governo municipal, aprovaram 110 requerimentos, 51 moções, 17 projetos de sua autoria, 34 textos do Poder Executivo e seis projetos de resolução da Mesa Diretora. Com isso, o balanço final apresentou 894 propostas. Na prática, de um modo geral, os números refletem uma acomodação natural dos trabalhos dos parlamentares durante todo o ano.

Afinal de contas, por tratar-se do primeiro ano de mandato, os 17 vereadores costumam demandar uma quantidade maior de iniciativas. Por outro lado, o presidente da Casa, vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha (foto), considerou positivo o resultado alcançado no atual exercício. Segundo ele, o trabalho dos colegas não deve ser observado apenas pelo número de propostas apresentadas e, sim, pelo conjunto da obra.

O líder da instituição está prestes a concluir a sua terceira passagem no comando do Poder Legislativo. Com isso, a partir do próximo dia 1º, automaticamente, a nova Mesa Diretora assume o posto. O novo colegiado foi eleito no último dia 16. A vindoura direção será presidida por Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro. O parlamentar, aliás, nos últimos dois anos chefiou a pasta do Planejamento Urbano.

Além dele, também compõem ainda o futuro colegiado para o biênio 2023/2024, o vice-presidente Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, o primeiro secretário Claudio Roberto Squizato (PL), o segundo José Juca de Araújo Neto (PSC), o Juca do São Judas e o terceiro Fábio Farias de Oliveira (União Brasil), o Fábio Wuhalla. A nova Mesa Diretora vai administrar um orçamento anual de R$18 milhões.

Por Pedro Ferreira, em 27/12/2022.