Até agosto deste ano, a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos arrecadou R$157,2 milhões, contra uma despesa no mesmo período de R$134,8 milhões, o que representa um superávit de R$22,4 milhões. Os dados foram divulgados durante audiência pública (foto) das metas fiscais do 2º quadrimestre, na terça-feira, dia 22, na Câmara Municipal, no centro. Em 2013, o Executivo estima arrecadar cerca de R$249 milhões.
Em contrapartida, a dívida consolidada atingiu o montante de R$154,8 milhões e a líquida de R$107,3 milhões. No período, somente, com despesa de pessoal foram gastos um pouco mais de R$98 milhões ou 47,30% de um limite máximo de 54%. Na área de Educação, o município aplicou R$20,6 milhões, isto é, 24,70% de um percentual mínimo legal de 25%. Com isso, o governo municipal espera alcançar o valor mínimo constitucional até o final deste ano.
Em saúde, a cidade investiu R$15,4 milhões ou 18,54%, o que significa uma margem superior considerável aos R$12,5 milhões exigidos por lei. Em relação a transferências para entidades conveniadas, a administração da cidade repassou R$3,8 milhões. No tocante, ao Fundo de Participação do Município (FPM), Ferraz recebeu R$33,2 milhões, do Fundo da Valorização da Educação Básica (Fundeb), R$48,8 milhões, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), R$30,1 milhões e com o Imposto de Sobre Serviços (ISS), R$3,2 milhões.
Do total arrecadado e das despesas deduzidas, sobrou para o município aplicar em investimentos apenas R$10,9 milhões. Para o secretário municipal da Fazenda, Roberto de Lima, o Betinho, a situação financeira da Prefeitura Municipal caminha no rumo certo. A audiência pública foi realizada pela Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CPOFC). O relator da comissão, Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê, presidiu os trabalhos.