No 2º quadrimestre, FV investiu R$22,6 milhões na Saúde

Audiência pública da Saúde no dia 09 de outubro de 2015No segundo quadrimestre deste ano, ou seja, de maio a agosto, a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos aplicou R$22,6 milhões na Saúde. Apenas de recursos financeiros próprios foram R$15,2 milhões. No total, a produção global no setor atingiu a soma de 785.532 procedimentos sendo 417.977 mil feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 144.329 mil exames laboratoriais, no período. Os dados foram divulgados durante audiência pública nesta sexta-feira, dia 09, na Câmara Municipal, no centro.

Todo esse desempenho positivo alcançado no segundo quadrimestre de 2015 deve ser atribuído à dedicação de todos os profissionais que atuam na rede básica de saúde local. A avaliação é do secretário da Saúde e vereador licenciado, Juracy Ferreira da Silva (PMDB). Segundo ele, a municipalidade está fazendo o possível para atingir números ainda mais expressivos para apresentar na próxima prestação de contas no início do ano que vem. Esse otimismo do secretário é acompanhado pelo vereador governista, Willians Santos (PSB), o Willians do Gás.

“Sabemos que existem falhas no sistema, mas, estamos avançando dentro de nossas possibilidades”, diz Juracy Ferreira. Um dos pontos destacados na audiência pública refere-se à redução drástica na quantidade de mulheres que precisavam fazer exames de mamografia. Na prática, além da ação rotineira da pasta, a presença da carreta-móvel do projeto Mulheres do Peito contribuiu com a efetivação de mais de 1.350 exames e, deste total, 19 pacientes foram diagnosticadas com os sintomas da doença sendo, portanto, encaminhadas para efetuar o tratamento preventivo. Hoje, o tempo de espera por um exame é de até 20 dias.

Vereador Tonho (sem partido) coordenando audiência pública da SaúdeAo ser questionado sobre a demora, no tocante, a construção de um posto de saúde, no Jardim Yone, iniciada, em 2013, o secretário foi taxativo ao dizer que não assina cheque, isto é, transferiu toda a responsabilidade pela lentidão ao prefeito, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló. No fundo, limitou-se a garantir que as obras devem ser retomadas, em breve, já que, 80% das mesmas já estão concluídas. Direto, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT), vereador (foto) Antonio Carlos Alves Correia (sem partido) agradeceu a presença de todos na audiência pública.

Por Pedro Ferreira.