Nicolas solicita a lista de espera por exames de mamografia

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos por meio da Secretaria Municipal da Saúde deverá informar a Câmara Municipal nas próximas semanas o número de pessoas que aguarda na fila para fazer exame de mamografia. A resposta vai atender a um requerimento do vereador (foto) Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), aprovado na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 21.

Além de destacar a quantidade de pacientes que precisam ser submetidos a testes de mamografia, o Poder Executivo também terá de detalhar para a Casa o tempo médio de espera na lista para realizar essa importante prevenção ao câncer de mama. O vereador do Partido Socialista Brasileiro quer saber ainda o montante de atendimentos efetuados nessa área por mês.

Outra preocupação de Nicolas Ribeiro diz respeito à média mensal de novos pedidos de análises de mamografia e quantos profissionais, ou seja, técnicos a Prefeitura da cidade tem para promover esse tipo de procedimento. Na gestão anterior, a demanda por prevenção ao câncer de mama reduziu bastante tendo em vista a parceria com o governo estadual que enviou para a cidade a carreta-móvel do programa “Mulheres do Peito”.

Na época, o então secretário municipal da Saúde e vereador licenciado Juracy Ferreira da Silva (PMDB) fez questão de comemorar o fim da lista de espera por exames de mamografia. “Portanto, o atual titular da pasta Marco Aurélio Alves Feitosa se necessário poderia tentar, novamente, articular a vinda da carreta-móvel do programa “Mulheres do Peito” para a cidade”, conclui Nicolas Ribeiro.

Por Pedro Ferreira, em 23/08/2017.