Neto comemora acordo que sinaliza regularização fundiária no Cambiri

Morador antigo no bairro, o vereador Ananias Coelho Neto (PSD), o Neto do Cambiri (foto), comemorou o recente anúncio de autoridades locais do fechamento de um acordo de apoio técnico com o governo estadual que poderá resultar no processo de regularização fundiária em áreas agrícolas situadas na região do Cambiri. Segundo ele, a legalização de propriedades rurais é um sonho antigo dos agricultores e proporcionará segurança jurídica aos donos.

Ainda, segundo ele, o assunto sempre foi abordado com bastante cautela por moradores e representantes do poder público local, já que a região do Cambiri abriga Áreas de Proteção de Manancial (APM) e permanente e um trecho considerável da vegetação nativa da Mata Atlântica, garantidas pela legislação ambiental estadual. “Portanto, toda e qualquer ação a ser implementada naquela importante região de cidade precisa ser feita de maneira criteriosa”, diz Neto do Cambiri.

O tema da possível regularização fundiária no Cambiri foi tratado durante audiência entre o vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Daniel Balke (MDB), o secretário municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas Carlos Alexandre e o diretor-executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) Lucas Bressanin, na terça-feira, dia 03, em São Paulo.

Para Daniel Balke, a celebração do acordo de cooperação técnica para realizar a regularização fundiária de áreas rurais do Cambiri é um passo muito importante que trará tranquilidade aos agricultores do bairro. Já Lucas Bressanin afirmou que o Estado vai estudar as peculiaridades específicas da região e, desta forma, iniciar os processos de matrícula e posterior escritura definitiva aos proprietários. Para ele, a iniciativa tem o aval do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Por Pedro Ferreira, em 06/06/2025.