Vereador apoia moradores por legalização de área na divisa

Moradores de uma área ocupada denominada da Vale Verde ou Nova Ferraz na divisa de Ferraz de Vasconcelos com o bairro da Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista estão tendo dificuldade para ter acesso a equipamento de saúde, justamente, por falta de regularização fundiária. Por isso, aquela comunidade começa a movimentar para tentar oficializar o quanto os seus imóveis. Na sexta-feira, dia 01, uma comissão de moradores reuniu-se na Prefeitura de Ferraz. O encontro foi articulado pelo vereador Claudio Ramos Moreira (PT).

Na audiência, com o secretário municipal de Obras Antonio Carlos dos Santos, o Carlinhos, eles tomaram conhecimento sobre um pouco mais da situação do bairro onde alguns munícipes moram há mais de 13 anos. Em todo caso, o papel da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos será muito mais de prestar orientação aos interessados, já que o terreno ocupado pertence à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). Portanto, a saída para resolver o problema da referida comunidade precisa ser feita junto a Prefeitura paulistana.

Para facilitar a luta dos moradores da Vale Verde ou Nova Ferraz que não conseguem, por exemplo, ser atendido no posto de saúde situado no lado de São Paulo por habitar um lugar ainda não legalizado foi proposta a criação de uma associação. Com isso, a futura entidade ficaria encarregada de realizar um cadastramento das famílias e, ao mesmo tempo, controlar o crescimento do bairro, isto é, evitar a entrada de pessoas forasteiras que querem apenas ir ao local e depois repassar o imóvel para outro. Esse impedimento à grilagem de terra pode ser um dos instrumentos vitais para permitir o reconhecimento da área por órgãos oficiais.

Na atualidade, os habitantes não têm o mínimo de condições adequadas de saneamento básico e de energia elétrica. De acordo com a própria comissão, na ocupação residem mais de 500 famílias, no entanto, na área toda que já pertenceu a Fazenda Santa Etelvina até 1978, calcula-se a presença de mais de três mil famílias. Por sorte, além do vereador ferrazense Claudio Ramos, os moradores da Vale Verde contam também com o apoio político do deputado estadual, José Zico Prado (PT). Aliás, o parlamentar petista colocou todo o seu staff de assessores a disposição daquela comunidade. A meta é ajudar eles no que for possível nesse processo de regularização.

Por Pedro Ferreira, em 04/09/2017.