Comitiva reivindica máquinário para a limpeza de córregos

O vereador Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro (2º dir), se reuniu com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Heitor Brandão de Azevedo, na quarta-feira, dia 27, em São Paulo. Na oportunidade, ele reivindicou equipamentos para o desassoreamento dos córregos na cidade. Além dele, a comitiva ferrazense era formada pelo vice-prefeito, Dr. Karim e pelo secretário municipal de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos.

Na audiência, as autoridades municipais também requereram ao superintendente do DAEE a continuação do serviço de desassoreamento do Rio Tietê no trecho compreendido entre a barragem situada no bairro da Penha, na capital, e o município de Suzano. Na avaliação do grupo, o trabalho de manutenção no leito do Rio Tietê contribui diretamente para reduzir os riscos de inundações de córregos que cortam a cidade.

Para Mineiro, preservar a calha do Rio Tietê limpa serve para garantir a sua capacidade de vazão de água e, com isso, evita de alguma maneira o possível transbordamento  de córregos localizados em Ferraz de Vasconcelos, todavia, que são afluentes do Rio Tietê como é o caso, por exemplo, do Ribeirão do Itaim, no centro. Por outro lado, O representante do DAEE anunciou que já determinou à equipe técnica do órgão para programar o atendimento do pacote de reivindicações.

Na reunião, Mineiro solicitou além de máquinas para a limpeza de córregos, o empenho do governo estadual para coibir e, ao mesmo tempo, fazer a elaboração de projetos habitacionais para possibilitar a retirada de famílias que insistem em morar as margens de córregos. “Além disso, a população precisa contribuir para impedir o descarte irregular de lixo. O munícipe pode usar os canais de comunicação com a Prefeitura para essa finalidade”, conclui Mineiro. A audiência foi articulada pelo deputado estadual, Estevam Galvão (DEM).

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 28/02/2019.