Mineiro presta homenagem a dentista ferrazense por trabalho voluntário na Turma do Bem

Coordenadora e voluntária do projeto social Turma do Bem (TdB), a cirurgiã-dentista ferrazense Angelita Gubolin (3ª esq) recebeu uma moção de aplausos por sua atuação em prol da sociedade local pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. O tributo foi aprovado em única discussão na sessão ordinária desta terça-feira, dia 12. A profissional é formada há 24 anos e, portanto, durante mais de duas décadas mantém um consultório odontológico na cidade.

Na prática, a organização não-governamental (Ong) a Turma do Bem desenvolve o projeto social Dentista do Bem que atende gratuitamente crianças e jovens, de 11 a 18 anos de idade. Em 20 anos, a iniciativa já beneficiou mais de 82 mil jovens em situação de alta vulnerabilidade social, com tratamento odontológico. Trata-se do principal projeto efetuado pelo órgão sem fins lucrativos.

Além disso, a entidade filantrópica realiza ainda o projeto social Apolônias do Bem, que, por sua vez, beneficia mulheres que perderam os seus dentes por meio da violência doméstica. Criado em 2012, esse serviço voluntário já devolveu o sorriso para mais de 1,1 mil mulheres. Com isso, os profissionais resgataram a autoestima delas que infelizmente sofreram abusos dos seus companheiros.

Enfim, a Turma do Bem traz de volta aos seus pacientes dignidade, a saúde bucal e a chance de reconstruir a própria vida por meio do sorriso. Aliás, a missão da entidade fundada pelo cirurgião-dentista Fábio Bibancos é promover a inclusão social pela saúde bucal. A Turma do Bem tem sede na Vila Mariana, em São Paulo. O órgão está presente em mais de 1,3 mil municípios brasileiros e em 12 países da América Latina e Portugal.

                                                           Gente do bem

Por tudo isso, o autor da moção de aplausos, vereador Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro (foto), resolveu apresentar o documento como forma de expressar gratidão e reconhecimento pela notável contribuição e comprometimento dos voluntários da Turma do Bem em ajudar a devolver lindos sorrisos a quem, de fato, precisa. “Na realidade, o trabalho social representado pela nossa amiga Angelita Gubolin faz toda à diferença”, diz.

Acompanhada de familiares e amigos, a homenageada, por sua vez, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal por seu trabalho voluntário na Turma do Bem. A dentista (foto) faz parte da entidade filantrópica desde 2007. Para ela, fazer tratamento odontológico, sobretudo, de mulheres vítimas da violência doméstica é muito gratificante, porém, acaba sendo muito triste pela condição humilhante das pacientes. “O ideal seria não existir esse tipo de situação na sociedade em geral”, finalizou Angelita Gubolin.

Por Pedro Ferreira, em 12/03/2024.