Mineiro inclui a campanha Maio Amarelo no calendário oficial

A partir do próximo ano, Ferraz de Vasconcelos deverá aderir oficialmente à campanha nacional de prevenção a acidentes de trânsito, denominada de “Maio Amarelo”. A instituição do evento no calendário de festividades do município está sendo proposta pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro. O texto dele (foto) foi apresentado na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 28.

Para promover as ações do “Maio Amarelo”, a Prefeitura Municipal poderá fechar parcerias com entidades da sociedade civil, órgãos públicos e com a iniciativa privada sem ônus aos cofres locais. Caso seja aprovado pelo plenário da Casa em dois turnos, porém, ainda não existem datas marcadas, o Poder Executivo terá um prazo máximo de 30 dias para fazer a regulamentação da presente lei contados a partir da data de sua publicação.

Para Mineiro, realizar a campanha “Maio Amarelo” não será apenas constar no calendário oficial de eventos do município, mas afirmar a luta pela vida de cidadãos ferrazenses e impedir a destruição de famílias inteiras por causa de acidentes de trânsito. “Em resumo, trata-se de um movimento nacional que visa chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices da violência nas vias públicas praticada em sua maioria por motoristas imprudentes”, opina Mineiro.

Ele lembra que o laço amarelo serve para simbolizar a responsabilidade de todas as pessoas para reduzir o número de acidentes de trânsito. O vereador destaca ainda que o assunto é considerado uma epidemia e, por isso, medidas preventivas precisam ser adotadas para cada vez mais evitar mortes no trânsito. Os principais fatores são: dirigir sob o efeito de álcool; o excesso de velocidade; não usar o capacete; o cinto de segurança e cadeirinhas. A campanha é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas, em 2009, 1,3 milhão de indivíduos  morreram no trânsito, no mundo.

Por Pedro Ferreira, em 29/05/2018.