Mineiro exalta o simbolismo do Dia Internacional da Mulher

O presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, aproveita a data para exaltar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira. Segundo ele, trata-se de um momento especial e, ao mesmo tempo, cheio de simbolismo que permite à sociedade em geral fazer uma reflexão sobre a importância da luta das mulheres por igualdade no dia a dia.

“Na realidade, a mulher enfrenta diversas barreiras no cotidiano para demonstrar a sua reconhecida competência, no entanto, já passou da hora dela, por exemplo, ser remunerada igualmente ao homem no exercício de cargo semelhante. A diferença salarial é de 21%. Enfim, não precisaria o governo federal editar uma lei para garantir esse direito, que, na prática, continua sendo ignorado pelos empregadores. Uma pena”, apontou Mineiro. Além disso, a mulher luta contra o machismo e a violência.

Outro desafio que merece uma reflexão profunda, na opinião do vereador ferrazense (foto), é a questão da representatividade feminina na política brasileira. Afinal de contas, dados oficiais revelam que as mulheres são a maioria da população nacional, mas quando se verifica a presença delas nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados ainda persiste uma superioridade masculina.

A própria atual composição da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos simboliza muito bem essa verdadeira discrepância da participação feminina na política, isto é, não dispõe de nenhuma representante mulher eleita em 2020. Aliás, o período mais marcante na história da Casa, no tocante a presença de vereadoras ocorreu na legislatura de 2005 a 2008.

                                                              Poderosas

Na época, o Poder Legislativo contou com três parlamentares, ou seja, com Ana Acilda Alves da Silva, a Ana do PV, Anália de Oliveira Schiavinati, a Dona Anália, por sinal, a recordista de mandatos eletivos com quatro, e Valdeti Aparecida Catarino (falecida). Em contrapartida, hoje, toda essa representatividade está na figura da primeira prefeita eleita, Priscila Gambale (Podemos). “Por isso, parabéns a todas as mulheres”, concluiu Mineiro.

Por Pedro Ferreira, em 08/03/2024.