Mineiro apresenta moção de aplauso aos 122 anos da Lixas Tatu

Os 122 anos de atuação ininterrupta da empresa Lixas Tatu estão sendo agraciados com uma moção de aplauso da Câmara Municipal de Vasconcelos. O tributo nº0034/2025 foi aprovado em única discussão na sessão ordinária desta terça-feira, dia 23. O documento é de autoria do presidente da Casa, vereador Hodirlei Martins Pereira (MDB), o Mineiro. A placa deverá ser entregue nos próximos dias.

No texto, o parlamentar (foto) ressaltou que dos 122 anos de existência, 90 deles são comemorados em território ferrazense onde se consolidou como marca de tradição, qualidade e confiança. Aliás, a fábrica conhecida durante muitas décadas com Indústria e Comércio Gotthard Kaesemodel S/A iniciou a sua trajetória na produção em série de colas, em 1903, em Joinville (SC) sendo, portanto, empresa genuinamente nacional.

Por outro lado, em 1935 expandiu suas operações fabris e, com isso, transferiu o seu parque industrial para Ferraz de Vasconcelos tornando-se em uma referência no país na produção de abrasivos flexíveis revestidos, artefatos primordiais para o dia a dia dos profissionais da construção civil no Brasil e no restante da América Latina. Aliás, os seus produtos possuem como destino, o Chile, o Paraguai, o Uruguai, a Bolívia e o Peru.

Desta maneira, a empresa Lixas Tatu (foto) contribui para o desenvolvimento econômico e social de Ferraz de Vasconcelos, empregando, hoje, mais de 115 colaboradores e contando com mais de 60 representantes comerciais em todo o território brasileiro. Na prática, a tradicional fábrica é também responsável por levar o nome da cidade para o restante do país e do planeta, reafirmando a sua qualidade sem fronteiras.

Para Mineiro, ao longo da sua linda história, a Lixas Tatu superou desafios, se reinventou e manteve-se sólida no mercado, promovendo inovação tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento para a região. “Por isso, como forma de reconhecimento público por sua importante contribuição ao nosso município e por sua tradição secular homenageamos a empresa com essa moção de aplauso”, concluiu Mineiro. A empresa funciona na Avenida Brasil, 1.728, no centro da cidade.

Por Pedro Ferreira, em 24/09/2025.