Médicos que atuam em postos de saúde de Ferraz de Vasconcelos poderão receber uma bonificação mensal de R$1 mil. A criação dessa gratificação foi sugerida a Prefeitura Municipal pelo vereador (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 24. A bonificação serviria para compensar a defasagem salarial de médicos e, ao mesmo tempo, como uma forma de valorização do trabalho profissional.
Com isso, o município poderá evitar a saída de médicos para outras cidades da Região do Alto Tietê, tendo em vista, que a maioria delas já paga uma remuneração mais vantajosa. Tonho destaca que a concessão do benefício proposta por ele já é uma realidade na vizinha Poá e em Suzano. Para tanto, para fazer jus à referida gratificação, o médico precisa atender aos requesitos de assiduidade, produtividade e manter uma boa relação com seus pacientes.
A falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais também está sendo questionada pelo vereador Tonho. Por isso, ele apresentou um requerimento na segunda-feira, dia 24, pedindo informações ao Poder Executivo a respeito de como anda o processo para a admissão de médicos para trabalharem em postos de saúde. Segundo ele, o envio desses dados é fundamental, já que, todos os dias os vereadores são cobrados pela população sobre o assunto.
Tonho pediu ainda informações sobre qual o valor da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) nesse primeiro semestre e o montante aplicado na finalidade fim, ou seja, no salário de professores, na sua formação e no custeio do setor. O requerimento também é assinado pelos vereadores Roberto Antunes de Souza (PMDB), Marcos Antonio Castello (PDT), o Ratinho e Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV.