Marcos BR elogia representantes locais em conferência da saúde

Ferraz de Vasconcelos está sendo representado pelos delegados Douglas Aparecido Gazolli e Dulce da Silva de Oliveira na 16ª Conferência Nacional de Saúde. O evento organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde ocorre de 04 a 07 do corrente, em Brasília. O vereador Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR (foto) aproveitou a sessão ordinária, na segunda-feira, dia 05, para parabenizar os representantes locais.

Na 16ª Conferência Nacional de Saúde, Douglas Gazolli (foto) que é o gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, no Jardim Yone, representa o poder público e a advogada Dulce Oliveira que integra o Conselho Municipal da Saúde (Comus) defende os interesses de usuários do Sistema Único da Saúde (SUS), na cidade. A audiência, na capital federal, tem como tema: “Democracia e Saúde”.

Já o objetivo principal da cerimônia é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS e, ao mesmo tempo, assegurar a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade. De acordo com o CNS, são esperados mais de quatro mil participantes de todos os municípios brasileiros. Os delegados foram eleitos nos primeiros meses deste ano em etapas municipais, estaduais e territoriais.

Segundo o CNS, a proposta temática para o evento significa um resgate a memória da 8ª edição, em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o próprio SUS. Na época, o ato representou a primeira vez com a presença da sociedade em âmbito nacional. No encontro simbólico surgiram as bases para a seção “Da Saúde”, da Constituição Brasileira de 1988. Para o presidente do CNS, Ronald dos Santos, a ideia é unificar a luta em prol do SUS.

Por Pedro Ferreira, em 06/08/2019.