Com a filiação do vereador, Luiz Fabio Alves da Silva (ex-MDB), o Fabinho (foto) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), 13 dos 17 parlamentares da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos mudaram de legenda, na cidade, durante o período da chamada janela partidária que ocorreu de 6 de março a 3 abril do corrente. Com isso, em termos percentuais 76,47% dos vereadores locais resolveram deixar as siglas pelas quais foram eleitos, em 2016.
Na prática, cada parlamentar estudou melhor o cenário político municipal, ou seja, a nova legenda para concorrer à reeleição, provavelmente, em outubro deste ano. Com o troca-troca, o Partido Social Cristão (PSC) tornou-se a maior bancada com três cadeiras na Casa. Integra as fileiras da agremiação, Ananias Coelho Neto, o Neto Cambiri (ex-PSL), Clovis Ottoni Sousa, o Clovis Eletricista (ex-PSD) e Roseli Aparecida Messias Ferreira, a Rose Fitness (ex-Republicanos).
Além deles, também mudaram de legenda, Claudio Roberto Squizato (ex-PSB) para o PL, Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (ex-Cidadania) para o PSDB, Hodirlei Martins Pereira, o Mineiro (ex-Cidadania) para o PSD, Agílio Nicolas Ribeiro David (ex-PSB) para o PSD e Flavio Batista de Souza, o Inha (ex-PTB) para o Podemos. A lista inclui ainda Alexandre Barboza dos Santos, o Professor Xandão (ex-PDT) para o Cidadania.
As transferências abrangeram ainda Pedro Paulo de Almeida, o Professor Pedro (ex-PL) para o PSB, Marcos Antonio Castello, o Ratinho (ex-Solidariedade) para o Republicanos e Antonio Marcos Atanazio, o Marcos BR (ex-MDB) para o Solidariedade. Por sua vez, nessas mudanças, o PSB, o PL, o Solidariedade e o Republicanos mantiveram as suas bancadas alternando apenas os nomes. O PSD ganhou uma cadeira. Em contrapartida, o MDB, o PDT, o PTB e o PSL perderam toda a sua representação na Casa. O Cidadania perdeu um assento.
Já os vereadores José Nelson Ferreira, o Pastor Nelson permaneceu no Republicanos e Claudio Ramos Moreira e José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz ficaram no PT e Eliel de Souza, o Eliel Fox continuou no PL. A lista completa de filiados foi comunicada à justiça eleitoral pelos partidos políticos locais no último dia 15. Por outro lado, devido à pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promete anunciar até junho próximo se manterá as eleições municipais para o início de outubro.
Por Pedro Ferreira, em 22/04/2020.