Luiz Tenório critica a Sabesp e cobra fechamento de buracos abertos em bairros da periferia

Depois de um período de trégua, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos voltou a discutir a atuação da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), sobretudo, no que tange a falta de qualidade no serviço de tapa-vala na cidade. O assunto foi ressuscitado durante o debate de dois requerimentos apresentados pelo vereador Luiz Tenório de Melo (PL), na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 08.

Na prática, o parlamentar  (foto) criticou o fato de a empresa concessionária realizar obra malfeita logo após precisar abrir a camada de asfalto para fazer algum tipo de intervenção, ou seja, de reparo no seu sistema de encanamento nas vias públicas locais. Segundo ele, de forma costumeira o fechamento do asfalto nunca fica como era antes e, portanto, termina danificando a malha viária que já sofre com o fluxo dos carros.

O vereador reconheceu, no entanto, que à Sabesp é uma empresa renomada, porém, acaba tendo a sua imagem afetada ao contratar uma firma terceirizada para executar os serviços. No caso específico, Luiz Tenório se refere à empreiteira CTL, alvo de inúmeras queixas dos colegas há muito tempo. Aliás, a Câmara Municipal inclusive já promoveu reunião para tratar sobre o assunto com representantes regionais da Sabesp.

Na época, a concessionária anunciou que atua de maneira rigorosa na avaliação dos serviços executados por empresas terceirizadas e quando recebe alguma denúncia mandar apurar e se comprovada obriga a contratada a refazer a obra. A propósito, o presidente da Casa, vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, não descarta a marcação de uma nova audiência com a cúpula da Sabesp para abordar o tema.

Em todo caso, a bronca de Luiz Tenório contra a concessionária estadual consiste na existência de buracos, isto é, de tapa-vala aberta em toda a extensão da Rua Berlamina de Juste Franco, no Jardim Yone. Além disso, ele pediu providências à Sabesp para que tape os buracos na Rua São Judas, no Parque São Judas Tadeu. Os dois requerimentos em forma de ofício devem ser enviados nos próximos dias.

Por Pedro Ferreira, em 12/03/2021.