Líder comunitário Natelson Ramos recebe o título de cidadão ferrazense

Por seus relevantes serviços prestados à sociedade local, o líder comunitário Natelson Domingos Ramos (esq) recebeu o título de cidadão ferrazense na sessão ordinária na terça-feira, dia 20. O projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania) tinha sido aprovado no último dia 13. Com isso, o texto foi publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), na segunda-feira, dia 19.

Natural de Buíque (PE), pai de três filhos e avô de uma neta, Natelson Ramos como milhares de conterrâneos veio para São Paulo na década de 70. Inicialmente, morou no Cambuci. Na sequência, no final dos anos 80, o então retirante nordestino mudou-se para Ferraz de Vasconcelos. No começo, residiu na Rua São Carlos, no bairro do mesmo nome, porém, depois fixou moradia definitiva na Rua São Jorge, no Parque São Judas Tadeu.

Sempre preocupado com o seu semelhante, Natelson Ramos criou o projeto Nacashovi no início da década de 90. Na época, a iniciativa lutou por infraestrutura básica, sobretudo, para os bairros dos Jardins Castelo, Yone e São José, entre outras localidades periféricas. Com isso, os moradores conseguiram finalmente ter acesso a energia elétrica, ao fornecimento de água e rede de esgoto sanitário e linhas de ônibus.

A lista de conquistas lideradas pelo líder comunitário inclui ainda a pavimentação de vias públicas, entre outros direitos básicos para aquelas comunidades. No fundo, graças a sua atuação voluntária proporcionou a toda população daqueles bairros periféricos uma melhor qualidade de vida. Na atualidade, o projeto Nacashovi desenvolve várias atividades, tais como: reforço escolar e alfabetização de adultos.

O projeto atua também em parceria com o Vivaleite beneficiando, hoje, em torno de 400 famílias carentes. O Nacashovi abrange ainda um estúdio de comunicação via internet, onde interage com a comunidade. Ele (foto) trabalhou como assessor parlamentar, sendo chefe de gabinete da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, de 2015 a 2016. No período, a Casa era comandada pelo vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania).

Por Pedro Ferreira, em 21/12/2022.