Legislatura anterior aprovou 321 requerimentos, 108 moções e 174 projetos

Em quatro anos, ou seja, de 2021 a 2024, a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou 321 requerimentos, 108 moções em sua maioria de aplausos e 174 projetos, incluindo leis ordinárias, complementares, resoluções e decretos legislativos. Com isso, no período, os vereadores (foto) elaboraram 603 propostas. Além disso, os parlamentares apresentaram mais 1,5 mil de indicações que não precisam de votação.

O resultado dessa produção legislativa dos vereadores computada nos últimos 48 meses foi comemorado pelo atual presidente da Casa, vereador Hodirlei Martins Pereira (MDB), o Mineiro. Por outro lado, o parlamentar recordista de votos com 2.846, em 2024, também chefiou o Poder Legislativo no segundo biênio da 17ª legislatura, encerrada em 31 de dezembro passado.

Para Mineiro (foto), apesar de considerar positiva a atuação dos vereadores nesse quesito, o trabalho de cada representante do povo, legitimamente, eleito nas urnas não deve ser observado apenas pelo o número de propostas apresentadas e apreciadas durante o exercício do mandato. Afinal de contas, a outra principal atribuição do vereador é fiscalizar os atos do Poder Executivo.

“Na realidade, a própria quantidade de requerimentos aprovados nos últimos quatro anos representa muito bem que a Casa cumpriu e exerce o seu papel de acompanhar o que está sendo feito pelo Palácio da Uva Itália. Enfim, tudo é feito de forma independente, porém, mantendo sempre a harmonia entre os poderes como precisa ser no dia a dia”, concluiu. Já de autoria do Executivo, o plenário deliberou 119 projetos de leis.

Por Pedro Ferreira, em 08/01/2025.