Legislativo adere a comissão temática dentro do Condemat

Presidente Roberto de Souza (3º dir) na reunião extraordinária do Condemat, em SuzanoO presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador (3º dir) Roberto Antunes de Souza (PMDB) participou da oitava reunião extraordinária do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) nesta terça-feira, dia 24, em Suzano. No encontro com a presença do presidente do órgão e prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD) e da maioria dos presidentes dos Poderes Legislativos regionais ficou definida a criação de uma comissão temática para discutir assuntos de interesses das 11 cidades abrangidas pelo Condemat.

Por aclamação, os presidentes, exceto o de Salesópolis, Paulo Arouca Sobreira (SDD), o Paulo do Banespa e o de Biritiba Mirim, Fábio Faquim de Oliveira (PP), escolheram o da Câmara Municipal de Poá, Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê como representante no grupo técnico e como suplente o de Mogi das Cruzes, Antônio Lino da Silva (PSD). Além disso, foi acertada que as reuniões da turma vão ocorrer sempre na última terça-feira de cada mês. Com isso, a próxima audiência já está agendada para o dia 28 de abril, às 9h, em Guarulhos.

A comissão temática dos presidentes de câmaras municipais dentro do Condemat tem por objetivo estreitar e, ao mesmo tempo, fortalecer o relacionamento político das prefeituras municipais do Alto Tietê com os respectivos líderes dos Poderes Legislativos. A meta é trocar experiências comuns e, com isso, contribuir para melhorar a gestão pública regional de um modo geral. Para Roberto de Souza, a participação mútua dos presidentes é, extremamente, importante para buscar alternativas conjuntas para os problemas enfrentados pelas cidades do Alto Tietê.

Entretanto, o presidente ferrazense afirmou aos demais colegas regionais que a solução dessas carências municipais passa, necessariamente, pela atuação em parceria com os deputados estaduais e federais que representam a região. “Na realidade, eles são os nossos contatos diretos com os governos estadual e federal para trazer recursos para obras de infraestrutura urbana, entre outros, setores”, define Roberto de Souza. Por sua vez, Marco Bertaiolli agradeceu a presença dos presidentes de câmaras municipais na oitava reunião extraordinária do Condemat.

Por Pedro Ferreira.