Legalização de Rua proporciona dignidade a moradores

Para algumas pessoas pode até parecer uma bobagem a apresentação de um projeto de decreto legislativo por um vereador denominando uma via pública situada num determinado bairro da cidade, porém, trata-se de um passo muito importante para possibilitar a oficialização da rua e, sobretudo, por permitir a obtenção de um Código de Endereçamento Postal (CEP). Com isso, o morador poderá passar a receber uma simples carta em sua residência.

Em Ferraz de Vasconcelos, um exemplo típico dessa verdadeira falta de cidadania e de dignidade acontece com os habitantes da atual Rua Pinheiros, que a partir desse dia 22 de novembro chama-se Rua Orlando Carvalho da Silva, no Jardim Panorama localizado na região do Jardim Bela Vista e do famoso Morro do Piolho. A legalização da citada via pública foi aprovada em segunda e última discussão na sessão ordinária, no dia 17 do corrente.

De acordo com o autor da matéria, vereador Pedro Paulo de Almeida (PR), o Professor Pedro (foto), a comunidade existe há 35 anos, no entanto, apesar de residir em um bairro dotado de infraestrutura ainda não possui um CEP, cujo problema deverá ser resolvido muito em breve pela municipalidade em parceria com os Correios. No total, segundo ele, a mudança no nome da Rua Pinheiros para Orlando Carvalho da Silva vai beneficiar cerca de 100 famílias.

Na atualidade, como não há um CEP, os moradores são obrigados a pedir emprestado o endereço de munícipes próximos para informar, por exemplo, durante a contratação de um emprego. “Felizmente, esse transtorno está chegando ao fim”, diz o Professor Pedro. A iniciativa dele foi elogiada pelos colegas Luiz Fabio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho, Claudio Roberto Squizato (PSB), José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz e Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha.

Por Pedro Ferreira, em 22/11/2017.