Com a finalidade de valorizar e reconhecer a dedicação e o esforço de mulheres extraordinárias no cotidiano, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos em primeira discussão o projeto de lei nº0196/2024, que institui o Dia da Mãe Atípica no município. A votação da matéria de autoria do vereador e ativista da causa Álvaro Costa Vieira (Podemos), o Kaká (foto), ocorreu na sessão ordinária, na terça-feira, dia 10.
Segundo a proposta, a data deverá ser comemorada, anualmente, em 20 de março de cada ano. Na prática, considera-se mãe atípica aquela mulher ou cuidadora que é responsável pela criação de filhos que necessitam de acompanhamentos específicos, isto é, de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Opositivo Desafiador (TOD).
Além disso, o texto abrange ainda mãe ou cuidadora de pessoas com deficiência e com distúrbio como, por exemplo, a dislexia, e outras doenças raras. No fundo, o propósito principal da iniciativa é celebrar e, ao mesmo tempo, honrar as mães que enfrentam desafios excepcionais na criação de seus filhos, incluídos aqueles com deficiências, síndromes ou condições de saúde adversas. Na região, Ferraz é o pioneiro com a criação dessa data comemorativa.
O projeto de lei prevê ainda que todos os anos na semana compreendida ao dia 20 de março poderão ser promovidas atividades que visem a valorização, o apoio e a inclusão social de mães atípicas, proporcionando assim acesso a recursos, informações e suporte necessários para o seu bem-estar e o de suas famílias. Para Kaká, o seu texto também contribui para aumentar a conscientização da sociedade em geral.
Martelo
O projeto de lei voltará à pauta para ser apreciado em segunda e última discussão na sessão ordinária, na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 9h. Após concluir essa etapa regimental, a matéria vai ser encaminhada para sanção da prefeita, Priscila Gambale (Podemos). Desde já, o vereador Kaká que não disputou à reeleição agradeceu os votos dos colegas e a posterior assinatura do Palácio da Uva Itália.
Por Pedro Ferreira, em 11/12/2024.