No mês passado, ele apoiou o chamado Setembro Amarelo que incentivou à prevenção ao suicídio no país, agora o vereador José Juca de Araújo Neto (Podemos), o Juca do São Judas ressalta importância da campanha preventiva denominada de “Outubro Rosa” dedicado ao combate ao câncer de mama. Na sessão ordinária, na terça-feira, dia 24, o parlamentar (foto) usou a tribuna da Casa para alertar as mulheres sobre o assunto.
Além disso, o vereador informou que participou de uma caminhada do Outubro Rosa, no domingo passado, na região do Jardim Castelo. De acordo com ele, as chamadas Luluzinhas percorreram diversas vias públicas daquela parte da cidade e, portanto, aproveitaram para conscientizar a população sobre a necessidade de detecção precoce da doença. Em Ferraz, oficialmente, a campanha preventiva foi instituída pela lei nº3.024, de 12 novembro de 2010.
Há poucos dias, Juca do São Judas visitou o Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher (CIASM), o Mais Mulher, na Avenida Brasil, 2.141, na Vila Romanópolis. No local (foto), o vereador conferiu a execução de uma emenda individual impositiva de R$132,3 mil de sua autoria que permitiu a compra de mobiliário para a unidade especializada. A destinação da verba obrigatória no orçamento municipal ocorreu no ano passado.
Em contrapartida, o parlamentar anunciou ainda a realização de uma palestra para abordar a saúde mental nesta sexta-feira, dia 27, às 19h, no Centro Comunitário São Judas Tadeu. O órgão de apoio aos moradores do bairro e de locais vizinhos onde inclusive ele mora é uma idealização do próprio Juca do São Judas. O espaço oferece, por exemplo, aulas de judô, entre outras atividades físicas e esportivas.
Por Pedro Ferreira, em 26/10/2023.