Juca do São Judas comemora a ampliação nos horários de atendimento nos postos de saúde

O vereador José Juca de Araújo Neto (Podemos), o Juca do São Judas (foto), festejou a recente decisão da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos de aumentar o horário de atendimento de dois para cinco postos de saúde na cidade. No fundo, essa medida que beneficia diretamente os usuários do sistema público de saúde local foi sugerida para o Poder Executivo pelo parlamentar em outubro de 2021.

Com isso, desde a última segunda-feira, dia 22, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) do CDHU, no São Francisco e do Centro de Saúde (CS-II), no Sítio Paredão, passaram a atender também à população das 7h às 21h, os postos de saúde situados nas Vilas Santo Antônio, São Paulo (foto-abaixo) e Santa Margarida. Em contrapartida, o restante das UBSs da rede municipal continua abrindo das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Além disso, a partir do próximo sábado, dia 27, das 8h às 17h, os postos de saúde, nas Vilas Santo Antônio e Santa Margarida e o CS-II vão começar a oferecer o atendimento inédito a todos os usuários locais. A novidade anunciada, na semana passada, pela prefeita, Priscila Gambale (Podemos) visa beneficiar, especialmente, os moradores que não conseguem ir aos locais durante a semana.

Por outro lado, os usuários em geral também podem marcar o atendimento de maneira on-line. Antes, o serviço estava disponível apenas para o agendamento de habitantes, com mais de 50 anos, grávidas, pessoas com deficiência (PCDs), crianças com menos de um ano e mulheres acima de 18 anos que desejam marcar exames de ultrassonografia.

                                        Alívio

Para Juca do São Judas, a ampliação no horário de atendimento nos cinco postos de saúde e abertura pioneira aos sábados devem contribuir de alguma forma para reduzir a procura no Pronto-Socorro (PS), do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa. Por isso, em nome da comunidade ferrazense, ele parabeniza a prefeita e o secretário municipal da Saúde, Clécio Francisco Gonçalves pela iniciativa. “Foram decisões, de fato, acertadas”, diz.

Por Pedro Ferreira, em 24/01/2024.