A luta para prevenir o câncer de mama de forma cada vez mais precoce em Ferraz de Vasconcelos deverá ganhar mais um importante equipamento no ano que vem. Trata-se da virtual compra de um mamógrafo pela Secretaria Municipal da Saúde. A verba de R$1.330.775,00 para aquisição do aparelho foi articulada pelo vereador José Juca de Araújo Neto (MDB), o Juca do São Judas, por meio de emendas individuais impositivas ao orçamento local.
Por isso, o parlamentar (foto) fez questão de agradecer publicamente os colegas Ananias Coelho Neto (PSD), o Neto do Cambiri, Fábio Farias de Oliveira (União Brasil), o Fábio Wuhalla, Denerval Jardim (MDB), o Deí, Alexandro Santos Alves Silva (MDB), o Teteco, Osni Angelo Pasquarelli (PSD), o Ni, e Agílio Nicolas Ribeiro David (Podemos). O discurso ocorreu na sessão ordinária, na terça-feira, dia 12. Para ele, a compra do mamógrafo significa dar mais atenção à saúde da mulher ferrazense.
O futuro mamógrafo deverá funcionar no Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher, o popular Mais Mulher situado na Avenida Brasil, 2.141, na região central da cidade, ao lado da sede da pasta da Saúde. Na unidade, moradoras de Ferraz de Vasconcelos recebem um atendimento diferenciado e, portanto, inúmeras descobertas do câncer de mama já foram realizadas, principalmente, nos últimos dez anos. O tema, aliás, tem o apoio irrestrito da classe política local.
No país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), com sede no Rio de Janeiro, o câncer de mama é o tipo mais frequente da doença em mulheres, perdendo apenas para o de pele. Ainda, segundo o órgão federal, são estimados para este ano 73,6 mil novos casos, ou seja, 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Para especialistas, o câncer de mama raramente atinge mulheres com menos de 35 anos de idade. Em contrapartida, acima dessa idade a incidência cresce bastante, sobretudo, após os 50 anos.
Por Pedro Ferreira, em 14/11/2024.