Com o pedido de licença para tratamento de saúde feito pelo vereador Claudio Roberto Squizato (PV), a suplente da federação Brasil da Esperança formada ainda pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Juliana Helena Delfino Brito (PT), a Ju Raízes (foto) assumiu o mandato na sessão ordinária desta terça-feira, dia 12. Com isso, a vereadora deverá permanecer no cargo até o próximo dia 20.
Acompanhada de parentes, amigos e correligionários, que, aliás, lotaram o plenário da Câmara Municipal para prestigiar o juramento e posse da parlamentar, Ju Raízes agradeceu o titular Claudio Squizato, o seu partido e, principalmente, o grupo de apoiadores por assumir o cargo de representante da sociedade ferrazense pela primeira vez. Segundo ela, estar no Legislativo local é um momento histórico.
Na prática, apesar do pouco tempo, Ju Raízes pretende marcar a sua passagem pela Casa e, ao mesmo tempo, ganhar experiência política para fortalecer o seu trabalho em prol da população, mas de olho nas eleições municipais em 2028, quando planeja disputar de novo uma das 17 cadeiras. No ano passado, ela recebeu 545 votos nas urnas. Para tanto, a vereadora é uma defensora de uma Ferraz sustentável e antirracista.
Paulistana, mas moradora da Vila Santo Antônio, aos 47 anos, jornalista e ativista do movimento negro e de outros minorias, Ju Raízes luta também para que o poder público valorize cada vez mais a cultura da periferia da cidade. A presença dela na Câmara Municipal foi bastante exaltada pelos colegas, que desejaram sucesso na curta empreitada. Agora, ela se junta à vereadora Selma Francisca dos Santos (Republicanos), a Professora Selma.
Pioneira
Com a posse de Ju Raízes, o Legislativo ferrazense tem a sua vereadora negra da história a assumir o cargo eletivo. A pioneira, que, por sinal, estava presente na recepção, a companheira de lutas Linda Maura Marques de Almeida, líder comunitária na região do Jardim São João. Ela (foto) assumiu temporariamente em 2011. Por isso, Ju Raízes fez questão de destacar a importância de dona Linda Maura por também escrever o seu nome na política local.
Por Pedro Ferreira, em 12/08/2025.