Inha felicita homenagem feita a professora, escritora e maestrina ferrazense

Autor do projeto de decreto legislativo, o vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, exaltou a simples, porém, merecida homenagem a saudosa professora, escritora e maestrina ferrazense Célia Augusta de Araújo que dará nome ao atual anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. O tributo aprovado, por unanimidade, na terça-feira, dia 19, já foi inclusive publicado no Boletim Oficial do Município (BOM) na mesma data e, portanto, passou a valer.

Para Inha (foto), a professora que por sinal escreveu o hino a Ferraz de Vasconcelos, em 1960, porém, oficializado em 1974, deixou um verdadeiro legado histórico na cidade. Ainda, segundo ele, a dona Célia foi uma servidora pública exemplar e, ao mesmo tempo, um ser humano memorável. O vereador aproveitou também para agradecer a família da homenageada e prometeu que a cerimônia de instalação da placa tem tudo para se transformar em uma grande festa para todos os presentes.

Ele agradeceu ainda ao professor e ex-vereador, de 83 a 88, Sérgio Arlow por ter sugerido a denominação da professora Célia de Araújo ao espaço público. A docente morreu aos 93 anos em fevereiro do corrente, em Cotia (SP), onde residia. Ela nasceu em Santos (SP), mas adotou Ferraz em 1959. Na cidade, foi admitida pela Prefeitura em 1961, onde se aposentou em 1986. No serviço público foi a primeira chefe de expediente do Poder Executivo e uma das colaboradoras da primeira Festa da Uva Fina.

Formada em direito, destacou-se ainda na alfabetização de muitos ferrazenses, na década de 60, e contribuiu com a fundação do Coral Municipal Maestro Woldemar Goetz, que, aliás, regeu por anos, e a da Biblioteca Municipal José Andere, no centro.  Além disso, como pianista ensinou inúmeros alunos a tocar o instrumento. A maestrina (foto) atuou também na cultura foi pioneira na proteção de animais abandonados. Em 1998, criou uma associação e adotou 58 cães na sua própria casa. Em 81, ganhou título de cidadã local.

Por Pedro Ferreira, em 20/09/2023.