Inha enfatiza o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha (foto) aproveita para destacar a passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no domingo, dia 2. Segundo ele, trata-se de uma data de suma importância para incentivar e orientar a sociedade em geral sobre o transtorno no desenvolvimento do cérebro que atinge cerca de 70 milhões pessoas no planeta.

Em Ferraz de Vasconcelos, a Semana de Conscientização do Autismo ocorre nesses primeiros dias de abril. A campanha foi criada em, em 2013, por meio de um projeto de lei de autoria do então vereador Walter Marsal Rosa, o Valtinho do Ipanema. Aliás, o ex-parlamentar fazia questão de pressionar a municipalidade a promover o ato em prol dos autistas.

Este ano, infelizmente, a nova administração da cidade não programou nenhuma atividade referente à Semana de Conscientização do Autismo. Por isso, o presidente da Casa também lamenta o fato de a Secretaria Municipal de Saúde não ter promovido para marcar o período. Na última sexta-feira, dia 31, o ex-vereador Valtinho do Ipanema deixou claro a sua contrariedade a respeito do assunto.

Por sua vez, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007. A data visa alertar a comunidade e os governantes sobre a doença ajudando, com isso, a derrubar preconceitos. No Brasil, o evento é celebrado com palestras em várias cidades. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade e dificuldades de aprendizagem e de relacionamento.

Por Pedro Ferreira, em 03/04/2017.