Inha destaca a conclusão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

O vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, comemorou o fato de a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos ter concluído o plano que trata do setor na cidade. O parlamentar (foto), aliás, vinha cobrando a elaboração da proposta pelo setor competente da municipalidade desde 2019. Agora, finalmente, o texto foi finalizado por um grupo de trabalho criado em abril deste ano. Com isso, Ferraz cumpre o que determina a lei federal nº12.587/2012.

Na prática, a norma que dispõe sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece que as cidades com mais de 20 mil habitantes devem ter o seu plano local para receber recursos federais. Os detalhes técnicos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) serão apresentados para os vereadores durante reunião fechada nesta terça-feira, dia 08, às 9h, no plenário da Câmara Municipal, no centro da cidade. A audiência foi convocada pelo titular da pasta, Marcelo Dearo de Carvalho (foto-abaixo).

Em geral, o projeto possui entre os seus objetivos: adequar o sistema viário, tornando-o mais abrangente e operacional; o desenvolvimento econômico e urbano ordenado, em especial, nas áreas periféricas; melhorar e descentralizar o fluxo de automóveis por meio de obras viárias e promover a integração da área central, o que inclui, por exemplo, aumentar e conservar as travessias. Já as diretrizes da proposta preveem a universalização do acesso à cidade e a integração entre os modais e serviços.

O PMMU contempla ainda os planos viários e de transportes metropolitanos, notadamente, o Sistema Viário de Interesse Metropolitano ((SIVIM) e o futuro corredor metropolitano que ligará Ferraz de Vasconcelos até Arujá. No fundo, a obra do BRT (Bus Rapid Transit) a ser executada pelo governo estadual terá uma extensão de 21 quilômetros interligando a cidade com as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Além disso, o município espera a construção de uma alça de acesso ao Rodoanel Mario Covas pelo Palácio dos Bandeirantes.

Por Pedro Ferreira, em 07/12/2023.