Frente Parlamentar Feminina terá reunião na Alesp para pedir DDMs 24h

Na luta para ganhar mais visibilidade e, portanto, aumentar a sua representatividade no cenário regional em defesa da criação de políticas públicas para as mulheres, a Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê (FPFAT) se reúne com o presidente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL), no dia 29 deste mês, às 11h, no Palácio Nove de Julho. O tema da audiência foi tratado no quinto encontro itinerante do grupo, na quinta-feira, dia 15, em Santa Isabel. Na ocasião, Ferraz foi representado pela vereadora Selma Francisca dos Santos (Republicanos), a Professora Selma (foto).

Na pauta, as vereadoras vão cobrar do presidente da Alesp e um dos principais líderes políticos do Estado de São Paulo, na atualidade, a criação ou a transformação das atuais Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) para fazerem o atendimento durante  24h; a vinda de carretas da mamografia a região do Alto Tietê e não apenas para as chamadas cidades grandes como, por exemplo, Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos  e  a conclusão do Instituto de Saúde da Mulher, em Guarulhos, que se arrasta desde 2010.

Além disso, as representantes do Alto Tietê querem ainda a regionalização da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) e, com isso, agilizar a busca por uma vaga de transferência, o agendamento de consultas e de exames laboratoriais, já que hoje o sistema funciona para todo o Estado de São Paulo. Na prática, trata-se de um processo bastante demorado e acaba agravando o estado de saúde do paciente e aumentando a angústia da família que implora por socorro.

No encontro, foi discutido também o problema infelizmente cada vez mais comum da violência política de gênero enfrentada por vereadoras da região nos últimos meses. A meta é encarar de cabeça erguida o assunto e, assim, trabalhar por igualdade em todos os campos de atuação feminina. Aliás, a FPFAT tem inclusive a câmara técnica de políticas públicas para mulheres no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), chefiada pela primeira-dama de Arujá, Clau Camargo, presente.

                                                         Reforço

Na reunião, o grupo de vereadoras recebeu a visita do deputado estadual, com base na região do ABC paulista Thiago Auricchio (PL), que se colocou à disposição do colegiado feminino regional. Exercendo o seu segundo mandato consecutivo, o deputado é o autor do Código Paulista de Defesa da Mulher, que reúne 65 leis sobre o combate à violência, a discriminação contra à mulher em um único documento contendo 65 artigos. Ele (foto) criou “Fevereiro Laranja” para diagnosticar de forma precoce a leucemia.

Por Pedro Ferreira, em 16/05/2025.