Fabinho homenageia entidade que previne o câncer de mama

A atuação da Organização Social de Estímulo a Educação e Cultura no Brasil (Oseec), com sede, em São Paulo, porém, com filial em Ferraz de Vasconcelos e Poá foi homenageada pela Câmara Municipal ferrazense no último dia 14 deste mês com uma moção de aplauso. O tributo de autoria do vereador, Luiz Fabio Alves da Silva (MDB), o Fabinho (esq) foi concedido de forma unânime pela Casa por conta de vinda da Carreta da Mamografia recentemente a cidade.

Na ocasião, o órgão filantrópico por meio do seu Projeto+Mulher em parceria com o Supermercado Veran e com a Clínica DR. Luiz Antônio, proporcionou o atendimento de aproximadamente 800 mulheres, de 35 a 49 anos, que puderam fazer exames preventivos de câncer de mama. Com isso, as pacientes que apresentaram  indícios da presença da doença foram encaminhadas para uma investigação mais aprofundada no tradicional Hospital Pérola Byington, na capital paulista.

De um modo geral, calcula-se que o número de exames produzidos durante a permanência da Carreta da Mamografia em Ferraz de Vasconcelos, assim como, todo o processo logístico desonerou os cofres públicos locais em cerca de R$250 mil. O aparato incluiu, por exemplo, o valor das avaliações, a manutenção do gerador, a segurança do evento durante 24h, a organização para o atendimento, as acomodações e entrega dos exames. Detalhe: quando procurada, a pasta da Saúde não apoiou a medida.

Na prática, esse trabalho feito pela Oseec e seus parceiros contribuiu para promover a prevenção da doença, isto é, do câncer de mama em mulheres e, ao mesmo tempo, para desafogar a demanda de responsabilidade da própria municipalidade. Por isso, por toda a sua importância, Fabinho aproveita para agradecer e parabenizar o fundador, presidente da entidade e advogado David Junior (foto-acima) e a diretora de Projetos Culturais e também advogada Cristina Rodrigues Alves de Oliveira. “Parabéns por tudo”, diz.

Por Pedro Ferreira, em 28/11/2018.