Ex-deputado federal ganha moção de aplauso por sua atuação em defesa da causa animal

Um dos pioneiros da luta ambientalista no país, na década de 80 e, consequentemente, um dos defensores da proteção animal, o advogado e ex-deputado federal paulista de 2007 a 2015, Ricardo Tripoli (PSDB), ganhou uma moção de aplauso da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, justamente, por sua relevante atuação em defesa da causa animal. O texto foi aprovado em única discussão na sessão ordinária, na terça-feira, dia 28.

Presente, Ricardo Tripoli (foto) afirmou que há mais de 40 anos milita na vida pública e, novamente, é pré-candidato a deputado federal, em outubro deste ano. Por isso, caso seja eleito nas urnas, o seu gabinete em Brasília ficará sempre à disposição das autoridades ferrazenses e do restante do povo paulista. Segundo ele, como sempre fez pretende exercer um mandato eletivo em prol dos interesses do cidadão em geral. Ele agradeceu a concessão da moção de aplauso.

Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, Ricardo Tripoli começou a sua carreira política, em 1983, quando foi eleito vereador paulistano. No mesmo ano, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Negócios Extraordinários a convite do então prefeito, Mário Covas. Em 1990, é eleito deputado estadual, sendo reconduzido, em 94, 98 e 2002. De 95 a 96, presidiu a Assembleia Legislativa (Alesp) e, em 1999, assumiu a pasta estadual do Meio Ambiente.

Em 2013, coordenou o setor de fauna da frente parlamentar ambientalista do Congresso Nacional. Em 2015, foi relator da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI dos Maus-Tratos contra animais da Câmara dos Deputados. Dois anos antes, adotou duas fêmeas da raça beagle do então extinto Instituto Royal que utilizava cachorros como experimentos, símbolo de um dos mais marcantes resgates de animais no país. Em 2018, disputou o Senado Federal recebendo mais de três milhões de votos, mas não obteve êxito. Em 2021, tornou-se secretário municipal da Casa Civil da capital.

Autor da homenagem, o vereador (foto) Claudio Roberto Squizato (PL) que também atua na defesa animal, garantiu que Ricardo Tripoli é uma referência na política ambientalista nacional e, portanto, um assíduo defensor da causa animal. Já Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, exaltou a atuação política preponderante do ex-deputado federal e a sua liderança ambiental. O presidente da Casa, Flávio Batista de Souza (Pode), o Inha, por sua vez, enalteceu o trabalho desenvolvido por Ricardo Tripoli. Em caso de vitória, ele pediu um olhar especial para Ferraz de Vasconcelos.

Por Pedro Ferreira, em 29/06/2022.