Em roda de conversa, ativistas debatem o papel da mulher na sociedade atual

Em parceria com o Instituto Braulino, de São Paulo, e o Coletivo Empodera Elas, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) realizou um evento denominado de “Roda de Conversa”, no sábado à noite, 11, na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, no centro. O seminário (foto) ocorreu em homenagem ao Dia Internacional da Mulher celebrado no último dia 8. O simpósio lotou o plenário da Casa em sua maioria por mulheres residente na periferia da cidade.

Criadora do coletivo EmpoderaElas, a pedagoga e diretora de escola Cecília Aquino palestrou sobre a participação da mulher na política e a respeito da violência de gênero. Segundo ela, apesar das mulheres serem maioria na sociedade brasileira, a sua presença efetiva no ambiente político não chega a 20% dos cargos. Em relação a violência contra à mulher, a educadora afirmou que o segmento precisa de uma rede de apoio. Além disso, Cecília Aquino abordou a mulher no mercado de trabalho.

A assistente social e presidente da Central Pró-Moradia Suzanense (Cemos) Maria Aparecida Matos, a Cida Matos tratou da luta por direito a casas populares na região, já que ela própria é uma beneficiária do programa federal Minha Casa, Minha Vida. De acordo com ela, a falta de espaço na região central das cidades acaba empurrando a comunidade para viver em bairros periféricos e, portanto, aumentando ainda mais os desafios pela sobrevivência diária. Ela defendeu a união das mulheres.

Autora do projeto Mulheres e sua Voz e coordenadora do Núcleo de Promotoras Legais de Poá, Andrineia Gomes afirmou que as mulheres precisam conhecer os seus direitos e, ao mesmo tempo, brigar pelo cumprimento destes na prática. A ativista também orientou as mulheres a darem um basta à violência doméstica e as outras formas de violação de direitos. Segundo ela, a mulher não pode continuar sofrendo sozinha e denunciar os casos, por exemplo, ao 180.

                                                         Estrelas

O encontro na Câmara Municipal foi mediado pela assessora parlamentar do vereador Claudio Ramos, Maria Aparecida Alves de Mello, a Cida (foto-acima). O parlamentar, por sua vez, agradeceu a presença de todas e de todos no evento. Para o petista, o seminário teve como finalidade provocar e destacar a mulher como protagonista da sua própria história. Claudio Ramos (foto) ressaltou ainda a parceria com o Instituto Braulino, de São Paulo, e com o Coletivo EmpoderaElas. As presentes receberam flores.

Por Pedro Ferreira, em 13/03/2023.