Em clima de festa, alunos locais recebem certificados por participação no Proerd

Mais de 300 alunos (foto) da 5ª série do ensino fundamental das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Professor Ruy Coelho, no Jardim San Giovanni, Professora Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio e Abílio Secundino Leite, no Jardim TV receberam os certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia ocorreu na quarta-feira, dia 04,  no Montreal Eventos, no Tanquinho.

No total, os estudantes participaram de dez semanas de aula no segundo semestre deste ano. O Proerd é um projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a pasta da Segurança Pública, representada nos trabalhos pela Polícia Militar, que atua em conjunto no caso da Secretaria Municipal da Educação de Ferraz de Vasconcelos. Além disso, os alunos também tiveram ensinamento para combater o bullying nas escolas locais. A ideia foi formar uma rede de apoio.

Na prática, as aulas do Proerd incentivam os estudantes a superar a pressão do meio em que vivem, ou seja, não caírem na tentação do terrível mundo das drogas e, ao mesmo tempo, se prevenir contra a violência em geral. De acordo com a PM, a iniciativa visa criar uma base sólida e, com isso, evitar que a criança e o adolescente enveredem apenas no caminho do bem. Na cidade, os ensinamentos foram ministrados pelos policiais militares Sandro e Fabiano. Eles aproveitaram para agradecer os pais.

Representando o Palácio da Uva Itália, o vice-prefeito Daniel Balke (MDB) disse que a solenidade de formatura significa o coroamento da participação dos estudantes municipais no curso. Segundo ele (foto), o Proerd é uma ferramenta poderosa contra às drogas e à violência na sociedade em geral. Já a secretária municipal da Educação, professora Paula Trevizolli afirmou que as famílias estão mais próximas do ambiente escolar e assim contribui com o círculo de aprendizagem.

Por Pedro Ferreira, em 05/12/2024.