Eliel Fox questiona Prefeitura se há intenção de construir pista de caminhada no Dourado

Por tratar-se de uma cidade que há anos só possui uma única pista de caminhada de cerca de 800 metros de extensão no Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola, Ferraz de Vasconcelos continua na contramão, por exemplo, de Poá e Suzano. Por isso, para ampliar o número de locais adequados para que as pessoas possam praticar atividades físicas, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, decidiu questionar a Prefeitura Municipal sobre o tema.

No requerimento que poderá ser votado em única discussão na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 03, a partir das 9h, o parlamentar quer saber do governo local se existem estudos em andamento para a instalação de pista de caminhada na Avenida Governador Jânio Quadros, 2.191, na Vila Jamil até o número 689 da mesma via pública, no Parque Dourado (foto-acima)). Com isso, o espaço teria um pouco mais de dois quilômetros de extensão nos dois sentidos.

Além disso, Eliel Fox indaga ainda para a prefeita, Priscila Gambale (PSD) se a administração da cidade não cogita também em construir uma pista de caminhada iniciando-se na Avenida Jânio Quadros, na Vila Jamil seguindo até (centro) a Avenida Brasil, 121, em frente ao Rotary Club, na Vila Corrêa. Neste caso, o atendimento da obra tende a ser um pouco mais complicado, já que exigiria alterações significativas na malha viária pelo setor competente da municipalidade.

Mesmo assim, Eliel Fox (foto) acredita que o governo municipal deve analisar com carinho essas mudanças no sistema de trânsito para beneficiar o pedestre e, sobretudo, as pessoas que costumam fazer caminhadas matinais e no final de tarde. No documento, ele ressalta que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercício físico regular como essencial para prevenir e tratar doenças cardíacas, derrames, diabetes e câncer de mama, e de útero, entre outras.

Tendência

Apesar de ser ainda uma sinalização tímida, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana deve concluir nos próximos dias a instalação de uma pista de caminhada medindo menos de um quilômetro em ruas no entorno do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. Além disso, Priscila Gambale já anunciou que pretende construir equipamento semelhante na Rua Washington Luiz, no Jardim Ferrazense, continuando na Avenida Zilda Arns.

Por Pedro Ferreira, em 30/04/2021.